O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é a base para prática pedagógica infantil e traz em seu terceiro volume, a importância de se desenvolver o movimento (embora não especifique a necessidade do professor de educação física) com as crianças e ainda quais conteúdos e objetivos devem ser atendidos nesse trabalho orientado. Na educação infantil é importante oportunizar à criança experiências motoras diversas e esta é uma das funções primordiais do profissional em educação física. Baseados na concepção de ensino da psicomotricidade, aplicadas para a Educação Física, foram planejadas três aulas que estimulavam principalmente os seguintes aspectos psicomotores: esquema corporal, imagem corporal, tônus, motricidade global, motricidade fina e ritmo. Com o intuito de observar se a prática corporal bem orientada produziria diferenças na percepção da auto-imagem pelas crianças planejamos e aplicamos o que intitulamos de Projeto Identidade, com crianças de 3 e 4 anos, que consistia três aulas sistematizadas, cujo conteúdo era consciência corporal. A primeira aula foi utilizada a estratégia metodológica de atividades de imitação, na segunda aula utilizou-se a dança e na terceira a contação de histórias. As aulas foram aplicadas numa creche municipal que não conta com professores de educação física no horário de aulas e nem com práticas corporais orientadas. Nesta faixa etária a criança já é capaz de se reconhecer (esquema corporal) e se representar (imagem corporal) no mundo que a rodeia. Avaliamos a percepção da imagem corporal das crianças através da avaliação grafomotora através de desenhos que representassem seus próprios corpos (no primeiro e último contato). O desenho da criança será a representação do seu esquema corporal através da imagem corporal impressa no papel. Percebemos diferenças significativas nas representações gráficas. Avaliamos o aumento de detalhes corporais (partes do corpo) no desenho da auto-imagem das crianças e é baseado nestes desenhos que inferimos que: tanto as intervenções foram satisfatórias, pois mais da metade das crianças tiveram aumentos significativos de detalhes em suas representações, o que demonstra a eficiência do planejamento orientado e sistematizado; quanto que o esquema corporal das crianças se delineou de maneira mais clara. O que indica maior conhecimento sobre o próprio corpo e como ele se organiza, ficando evidente na imagem corporal.