Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS DOCENTES NA CIDADE DE PAULO AFONSO – BA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, CONTEÚDOS CURRICULARES, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) Formação do Profissional de Educação Física
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Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo trazer uma abordagem sobre a análise do conhecimento dos docentes acerca dos conteúdos que fundamentam a disciplina Educação Física e sua aplicação nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Paulo Afonso - BA. Foi traçado um perfil diagnóstico do quadro de professores de Educação Física atuantes na rede municipal, apresentando dados que mostram como são elaborados os planejamentos, o desenvolvimento das práticas de aula, a metodologia aplicada nas intervenções dos docentes de acordo com o seu nível de formação e de conhecimento sobre os conteúdos curriculares da disciplina. Além disso, foi feito um levantamento do conhecimento dos professores sobre as referências bibliográficas que fundamentam e discutem as questões relevantes aos conteúdos e temas que estruturam os Parâmetros Curriculares Nacionais utilizados por eles para a elaboração e fundamentação dos seus planos de curso e planos de aula. Também, apresenta uma reflexão sobre a relação da qualificação dos profissionais investigados que atuam na rede municipal, com a sua atuação nas aulas de Educação Física. Encontramos um número de professores com formação em áreas diferentes atuando nas aulas de Educação Física, promovendo com isso, vários questionamentos sobre a importância do processo de formação dos educandos, pois é uma prioridade na educação a participação de profissionais técnicos com qualificação coerente com cada área de atuação a ser desenvolvida nas escolas e que tenha formação acadêmica para assumir o papel de responsável pelo alcance da formação dos alunos. Dentro do currículo da disciplina, os docentes foram questionados quanto ao tempo de atuação na escola, a capacitação, o conhecimento acerca dos PCN’s e sua utilização na elaboração das aulas, apresentando como resultado um importante diagnóstico para a melhoria da qualidade tanto dos professores quanto da formação dos alunos neste nível de ensino.

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