OLIVEIRA, Telma Melz De. Circo vivo na escola. Anais III CONAEF... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1547>. Acesso em: 24/11/2024 23:11
Este trabalho foi desenvolvido no ano de 2012 com a proposta de possibilitar através das aulas de educação física o conhecimento das atividades circenses como recurso didático para a ampliação da cultura corporal dos alunos da Escola M. de E. F. e Eja Dr.Flávio Maroja Filho, situada no município de Santa Rita. O público alvo foi os alunos do fundamental I e projeto Se Liga que funciona no turno da manhã. Iniciado em fevereiro e concluído em outubro, o projeto envolveu os alunos no mundo encantador do circo e abraçou diversas atividades como malabares, equilíbrio, contorcionismo, acrobacias, dança, mágica e de palhaços. Houve greve durante o ano letivo, mas não desanimou os alunos que conseguiram criar a partir das relações motoras, sociais e afetivas números surpreendentes como o "globo da morte" com bicicletas. Os procedimentos adotados seguiram essa determinada sequência: realizar ao longo das aulas a apresentação das atividades, experimentação e seleção após a prática da que tivesse maior domínio para se aprimorar ou a que quisesse investir e ampliar a capacidade da autonomia motora. Durante essa fase, foi observado o empenho e principalmente a cooperação entre os alunos e a capacidade de organização deles a partir do interesse em apresentar da melhor maneira possível as grandes atrações escolhidas por eles mesmos. O repertório motor também foi significativamente ampliado visto que algumas habilidades estavam sendo descobertas naquela oportunidade. O projeto envolveu todo o segmento da escola, desde o vigia a direção. O projeto Mais Educação também fez a sua colaboração com a criação do cenário para o dia do espetáculo que aconteceu dia 19 de outubro, comemorando a passagem do dia das crianças. O resultado mais importante foi que através de um projeto desenvolvido nas aulas de educação física a escola pode se perceber unida em um mesmo objetivo, agregando valores maior que pedagógicos, agregando valores humanos.