Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA: UMA ANÁLISE POR GÊNERO

Palavra-chaves: DESEMPENHO MOTOR, ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA, PRÉ-ESCOLAR Pôster (PO) Comportamento Motor
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1520
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 413
    "titulo" => "DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA: UMA ANÁLISE POR GÊNERO"
    "resumo" => "Fatores ambientais, nível socioeconômico, etnia, idade e gênero podem ser influenciadores ao engajamento/desengajamento nas práticas de atividade física na infância. Uma variável importante para a participação em atividades físicas é a competência motora, que é a capacidade de realizar as habilidades motoras fundamentais com proficiência. O processo de aquisição dessas habilidades pode acontecer por meio de experiências e programas estruturados de atividade física. O gênero parece ser uma variável associada ao desempenho de habilidades motoras, provocando diferenças de desempenho em diferentes tarefas. O objetivo desse estudo é verificar se existem diferenças no desempenho motor entre meninos e meninas que praticam atividade física sistematizada. Esse estudo analisou uma amostra representativa das crianças em idade pré-escolar da cidade do Recife. Foram incluídos nesse estudo todos os sujeitos que completaram os testes locomotores ou de controle de objetos no Test of Gross Motor Development -2 (TGMD-2) e tiveram autorização pelos pais ou responsáveis; os grupos das habilidades locomotoras foram formados por 26 meninos e 20 meninas, e os de controle de objetos foram formados por 21 meninos e 21 meninas. Posteriormente, os sujeitos foram pareados por meio de critérios de gênero, idade em meses e local de residência, formando os grupos das habilidades locomotoras [meninos, n=52, meninas, n= 40]; e controle de objetos [meninos, n= 42, meninas, n=42]. Após a verificação da normalidade foram adotados testes paramétricos e não paramétricos, e  nível de significância p=0,05. Os resultados demonstraram que meninos com a prática de atividade física sistematizada apresentaram superioridades a meninos sem essa prática nas habilidades saltar obstáculo (p< 0,01), rebater (p=0,02), quicar (p= 0,05) e receber (p=0,01), além do subteste locomotor (p< 0,01). As meninas com prática de atividade física sistematizada foram superiores as meninas sem essa prática nas habilidades de salto horizontal (p=0,048), rolar (p=0,02) e no subteste de controle de objetos (p=0,02). Nosso estudo verificou que meninos e meninas respondem de maneiras diferentes a prática de atividade física sistematizada, demonstrando que essa prática contribui para o desenvolvimento motor da criança. Porém é necessário em estudos futuros analisar a especificidade da tarefa e sua influência no desenvolvimento de meninos e meninas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Comportamento  Motor"
    "palavra_chave" => "DESEMPENHO MOTOR, ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA, PRÉ-ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DOS SANTOS HENRIQUE"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL HENRIQUE"
    "autor_email" => "rdshenrique@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1520
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 413
    "titulo" => "DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA: UMA ANÁLISE POR GÊNERO"
    "resumo" => "Fatores ambientais, nível socioeconômico, etnia, idade e gênero podem ser influenciadores ao engajamento/desengajamento nas práticas de atividade física na infância. Uma variável importante para a participação em atividades físicas é a competência motora, que é a capacidade de realizar as habilidades motoras fundamentais com proficiência. O processo de aquisição dessas habilidades pode acontecer por meio de experiências e programas estruturados de atividade física. O gênero parece ser uma variável associada ao desempenho de habilidades motoras, provocando diferenças de desempenho em diferentes tarefas. O objetivo desse estudo é verificar se existem diferenças no desempenho motor entre meninos e meninas que praticam atividade física sistematizada. Esse estudo analisou uma amostra representativa das crianças em idade pré-escolar da cidade do Recife. Foram incluídos nesse estudo todos os sujeitos que completaram os testes locomotores ou de controle de objetos no Test of Gross Motor Development -2 (TGMD-2) e tiveram autorização pelos pais ou responsáveis; os grupos das habilidades locomotoras foram formados por 26 meninos e 20 meninas, e os de controle de objetos foram formados por 21 meninos e 21 meninas. Posteriormente, os sujeitos foram pareados por meio de critérios de gênero, idade em meses e local de residência, formando os grupos das habilidades locomotoras [meninos, n=52, meninas, n= 40]; e controle de objetos [meninos, n= 42, meninas, n=42]. Após a verificação da normalidade foram adotados testes paramétricos e não paramétricos, e  nível de significância p=0,05. Os resultados demonstraram que meninos com a prática de atividade física sistematizada apresentaram superioridades a meninos sem essa prática nas habilidades saltar obstáculo (p< 0,01), rebater (p=0,02), quicar (p= 0,05) e receber (p=0,01), além do subteste locomotor (p< 0,01). As meninas com prática de atividade física sistematizada foram superiores as meninas sem essa prática nas habilidades de salto horizontal (p=0,048), rolar (p=0,02) e no subteste de controle de objetos (p=0,02). Nosso estudo verificou que meninos e meninas respondem de maneiras diferentes a prática de atividade física sistematizada, demonstrando que essa prática contribui para o desenvolvimento motor da criança. Porém é necessário em estudos futuros analisar a especificidade da tarefa e sua influência no desenvolvimento de meninos e meninas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Comportamento  Motor"
    "palavra_chave" => "DESEMPENHO MOTOR, ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA, PRÉ-ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DOS SANTOS HENRIQUE"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL HENRIQUE"
    "autor_email" => "rdshenrique@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

Fatores ambientais, nível socioeconômico, etnia, idade e gênero podem ser influenciadores ao engajamento/desengajamento nas práticas de atividade física na infância. Uma variável importante para a participação em atividades físicas é a competência motora, que é a capacidade de realizar as habilidades motoras fundamentais com proficiência. O processo de aquisição dessas habilidades pode acontecer por meio de experiências e programas estruturados de atividade física. O gênero parece ser uma variável associada ao desempenho de habilidades motoras, provocando diferenças de desempenho em diferentes tarefas. O objetivo desse estudo é verificar se existem diferenças no desempenho motor entre meninos e meninas que praticam atividade física sistematizada. Esse estudo analisou uma amostra representativa das crianças em idade pré-escolar da cidade do Recife. Foram incluídos nesse estudo todos os sujeitos que completaram os testes locomotores ou de controle de objetos no Test of Gross Motor Development -2 (TGMD-2) e tiveram autorização pelos pais ou responsáveis; os grupos das habilidades locomotoras foram formados por 26 meninos e 20 meninas, e os de controle de objetos foram formados por 21 meninos e 21 meninas. Posteriormente, os sujeitos foram pareados por meio de critérios de gênero, idade em meses e local de residência, formando os grupos das habilidades locomotoras [meninos, n=52, meninas, n= 40]; e controle de objetos [meninos, n= 42, meninas, n=42]. Após a verificação da normalidade foram adotados testes paramétricos e não paramétricos, e nível de significância p=0,05. Os resultados demonstraram que meninos com a prática de atividade física sistematizada apresentaram superioridades a meninos sem essa prática nas habilidades saltar obstáculo (p< 0,01), rebater (p=0,02), quicar (p= 0,05) e receber (p=0,01), além do subteste locomotor (p< 0,01). As meninas com prática de atividade física sistematizada foram superiores as meninas sem essa prática nas habilidades de salto horizontal (p=0,048), rolar (p=0,02) e no subteste de controle de objetos (p=0,02). Nosso estudo verificou que meninos e meninas respondem de maneiras diferentes a prática de atividade física sistematizada, demonstrando que essa prática contribui para o desenvolvimento motor da criança. Porém é necessário em estudos futuros analisar a especificidade da tarefa e sua influência no desenvolvimento de meninos e meninas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.