O presente artigo objetiva perceber as contribuições da política educacional Escola Ativa à educação do campo, identificando suas implicações à prática do educador e à aprendizagem dos alunos. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, cuja estratégia para a coleta dos dados foi a realização de entrevista com três professores que lecionam no Ensino Fundamental, em escola da zona rural, no município de Assú- RN. Para a análise dos dados foi realizado diálogo entre as falas dos colaboradores e dos autores que nos orientam na construção deste estudo: Alarcão (2001), Caldart (2002), Delors (2000), Libâneo (2007), Sancristán e Gómez (2000), entre outros. Foi possível constatar que o programa Escola Ativa contribui para a aprendizagem dos alunos ao fortalecer e ampliar as relações que acontecem no espaço escolar, aproximando os discentes à sua cultura, desta forma, resgatando elementos que se entrelaçam ao seu contexto social. Enquanto considerações finais, acreditamos que para que haja o fortalecimento e constante aprimoramento do programa Escola Ativa é fundamental um engajamento de todos que fazem a comunidade escolar. Somente dessa forma, os atores do processo ensino-aprendizagem: os professores e os alunos conseguirão se emancipar enquanto sujeitos, tornando-se autores e protagonistas da própria história no cenário em que atuam: o campo.