A temática deste trabalho consiste em avaliar o processo ensino/aprendizado referentes aos conceitos das interações intermoleculares e suas aplicabilidades no ensino de química das disciplinas Química Geral do curso de Engenharia Química e Química Orgânica dos cursos de Farmácia e Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A proposta de ensino vinculada aos conteúdos teóricos destas disciplinas valorizou o processo de construção do conhecimento, que sinaliza para a necessidade de comprometimento educacional e empenho no processo ensino/aprendizado. Para tanto, diversas ferramentas didáticas foram aplicadas, dentre elas, destacam-se leituras complementares em artigos científicos que abordam assuntos pontuais ou correlatos aos conhecimentos básicos deste conteúdo didático em questão. A proposta para o instrumento de coleta de dados consistiu em avaliar a aceitabilidade dos alunos, motivação, desempenho e aprendizado. De acordo com os resultados obtidos foi possível comprovar que os índices satisfatórios de aprovação nas disciplinas avaliadas, demonstram o comprometimento do aluno diante da metodologia aplicada, que de forma transversal contribui para o amadurecimento intelectual do estudante.