No presente artigo iremos discutir questões relativas ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no curso de Pedagogia, do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN que tem como subprojeto: Mediadores de leituras e de textos em processo de auto-formação, considerando a importância da leitura e o papel que a mesma exerce no processo de formação dos leitores. Nesta perspectiva a pesquisa em andamento se desenvolve na Escola Estadual João Escolástico na cidade de Pau dos Ferros-RN, na turma do 1º ano, onde atuam bolsistas do programa. O interesse por esta pesquisa surgiu da participação do programa na instituição com a referida turma, com o objetivo de analisar as contribuições que este programa proporciona para a formação de leitores. Desta forma, a pesquisa será de cunho qualitativo com a pesquisa-ação, utilização de entrevista e observação natural. A análise dos dados coletados na pesquisa será realizada de forma interpretativa a partir de estudos teóricos de forma a compreende-los, a fim de delinearmos as concretas contribuições que o programa pode proporcionar para a formação leitora.