Resumo: Este texto tem como intuito discutir a proposta de investigação decorrente dos desdobramentos observados na tese de doutorado de Miranda (2014) que desenvolveu um Experimento Didático Formativo na base da Teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili V. Davídov. O experimento verificou como se dá a formação, apropriação e generalização de conceitos, por parte dos alunos no aprendizado da modalidade esportiva voleibol e também a influência da proposta de auto-avaliação dinâmica no grupo pesquisado. Os sujeitos voluntários para a pesquisa foram jovens com idades de 12 e 13 anos estudantes da rede pública estadual do município de Trindade-GO. Em decorrência das abstrações processadas pelo pesquisador no campo investigativo foi encaminhada uma análise para a sistematização de um instrumento auxiliador da aprendizagem em contexto formativo. Este estudo de cunho histórico-cultural da atividade vem aflorar uma questão intrigante, quer seja a possibilidade de sistematização de um instrumento capaz de auxiliar na verificação de como o aluno pode aprender com mais facilidade e, portanto, auxiliando os professores e alunos no planejamento e desenvolvimento das atividades de ensino. Espera-se com a discussão desta temática conduzir trabalhos no sentido de organizar instrumentos pedagógico-didáticos que sejam facilitadores do trabalho educacional no campo prático.