GARCIA, Roberta Ferreira De Arruda et al.. Mediação escolar: conhecer para intervir. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17618>. Acesso em: 24/11/2024 22:09
A violência em seus diferentes aspectos existiu em nossa sociedade, desde os primórdios da humanidade, se alastrando de diversas formas, por todos os setores, até adentrar no espaço escolar. Infelizmente, violência na escola parece ser um sinônimo de adolescência. Esse tema, de fato, é muito amplo, e, sendo a escola um local de aprendizado, construção de conhecimento e, acima de tudo, lugar democracia e justiça, faz-se necessária a utilização de estratégias para que os alunos sejam protagonistas da cultura de paz na escola. O objetivo dessa pesquisa foi oportunizar aos alunos, pais, professores e funcionários da escola pesquisada, o conhecimento a respeito da resolução pacífica dos seus conflitos: a mediação escolar. Diversificados procedimentos metodológicos foram utilizados para a consecução da pesquisa: I) observações gerais da escola e salas de aulas; III) aplicação de questionários e IV) curso de formação (40h/a) sobre mediação escolar e cultura de paz. O exercício da mediação na escola pesquisada proporcionou o reforço do diálogo como principal técnica de mediação pacífica de conflitos, impedindo uma má administração dos mesmos, contribuindo, portanto, para uma cultura de paz e respeito na comunidade escolar, principalmente no estímulo à participação dos estudantes na vida da escola.