BATISTA, Erika Da Costa et al.. Neurociência e educação infantil. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17623>. Acesso em: 25/11/2024 01:13
O presente estudo tem como foco as contribuições da Neurociência para a Educação Infantil, mais especificamente, os achados de pesquisas das Neurociências quanto às necessidades de identificação das melhores formas de ensinar, a fim de potencializar os resultados do aprendizado. A Neurociência é uma grande aliada do professor, já que o ajuda a identificar o indivíduo como um ser único, pensante e que aprende a sua maneira. Optamos por uma pesquisa descritiva de cunho exploratório, essencialmente qualitativa e, também, por pesquisa bibliográfica, por fornecer a revisão de literatura especializada sobre o tema, em que foram consultados livros, revistas sobre o assunto, monografias e teses. É ainda documental, pois corresponde a informações coletadas. Para a obtenção dos dados, realizamos a aplicação de questionários. A amostra constou de seis professores de turmas de Educação Infantil de uma escola pública da rede municipal de Manaus. Nesses questionamentos, procuramos refletir sobre a atividade dos professores diante do processo de ensinar a ensinar, aprender a ensinar, segundo a perspectiva da Neurociência, nos conduzindo a novos campos de estudos e do conhecimento pedagógico.