Podemos encontrar exemplos de transformações químicas nas atividades mais simples que executamos em nosso cotidiano, tais como correr, se alimentar, queimar papel, respirar ou até nas nossas emoções. Contudo, é bastante comum a Química ser associada a fatores muito isolados, tais como “os produtos químicos presentes no agrotóxico são danosos à saúde” ou ainda “a energia nuclear pode matar”. Tais aspectos são apresentados como sendo prejudiciais, como se a Química fosse uma eterna vilã. É comum os alunos ao chegar ao ensino médio, não despertarem interesse pelo ensino de química por não conseguirem fazer uma ligação significativa entre aquilo que veem em sala de aula e de que maneira poderá ser aplicado ou visualizado em seu cotidiano. Pensando em sanar tais equívocos e como estimular os discentes a associarem a Química às situações mais simplórias nas quais ela se faz presente, o objetivo deste trabalho é avaliar a aprendizagem dos alunos de 1ºano do ensino médio de uma escola estadual do município de Areia-PB, após a demonstração das transformações presentes no cotidiano. A pesquisa teve caráter exploratório, investigativo e sua natureza foi qualitativa e quantitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se questionários pré e pós testes. A utilização das demonstrações de transformações químicas mostrou-se bastante eficiente, pois os resultados obtidos pós-intervenção nos revela um aumento no rendimento escolar dos estudantes; além disto, os mesmos revelam melhor aprendizado do assunto.