Para uma formação sobre conceitos algébricos e desenvolvimento do pensamento algébrico, o ensino da Álgebra deve estar articulado com os conceitos aritméticos, permitindo assim um efetivo desenvolvimento do pensamento abstrato e a capacidade para generalizar os conceitos. Sendo assim, a calculadora pode ser utilizada em sala de aula sempre que o cálculo for um meio para a realização do trabalho e não a atividade principal. Calculadora é um bom recurso para a proposição de novos problemas e argumentação das estratégias de resolução, podendo determinar padrões e regularidades. Nossa pesquisa tem como objetivo analisar os argumentos utilizados por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na resolução das atividades matemáticas quando utilizam calculadoras. Esse estudo se constitui como pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos aplicação de uma redação com o tema Calculadora, de uma proposta didática desenvolvida em um grupo colaborativo inserido no Projeto CAPES/OBEDUC em rede UFMS/UEPB/UFAL, e um questionário final. Buscamos atividades com resoluções de problemas que explorassem conteúdos com Números Racionais, utilizando calculadora simples, que proporcionasse aos alunos conhecer a calculadora, estimulasse o pensamento matemático, traçasse estratégias de resolução e soubesse argumentar sobre os procedimentos utilizados. Notamos que os alunos desenvolveram competências e habilidades, dentre elas, raciocínio lógico, estratégias de resolução de problemas, assim como processo de argumentar em Matemática. Podemos afirmar que o uso da calculadora contribui para uma melhor compreensão dos conteúdos por meio da resolução de problemas, desde que analisando as argumentações nos procedimentos de resolução.