O presente artigo tem por objetivo relatar as contribuições observadas para a formação inicial dos licenciandos a partir das experiências vivenciadas durante o minicurso Analogias no Ensino de Ciências: conhecer para entender, realizado durante evento acadêmico na Universidade Estadual do Ceará. Para tanto foi pensada a elaboração e realização de um minicurso que permitisse o exercício de preceitos para constituição do perfil docente, como oratória, desprendimento, segurança, bem como a apresentação e explanação do tema estudado no projeto de pesquisa contemplado pela bolsa IC, no caso, as analogias no ensino de ciências. A atividade aconteceu em novembro, distribuídas em três momentos, conferindo 12 horas de atividade. O público foi formado por professores e licenciandos das áreas de Ciências Biológicas, Química, Física e Medicina Veterinária. Tal ação proporcionou o intercâmbio de experiências entre professores e licenciandos tornando evidente a partir do diálogo entre os bolsistas IC e os participantes do minicurso que a temática em questão permeava a curiosidade dos envolvidos, figurando como agente promotor para a sua participação. Tal fato é recorrente do reconhecimento do uso de analogias durante suas atividades em quanto docentes e licenciandos. Todavia as reflexões geradas e compartilhadas durante os momentos em grupo foram significativa no processo de construção e reconhecimento da ação docente, assim como a identificação de potenciais existentes na combinação entre as atividades de pesquisas e intervenção pedagógica, uma vez que permite aos investigadores conhecer e ampliar a abordagem do seu objeto de estudo, viabilizando a incorporação de novas perspectivas aos seus trabalhos. Apesar de um período de construção do minicurso, foi relato dos bolsistas que a experiência vivida com outros pares, e até mesmo com professores dentro da academia, deixa transparecer ansiedade e nervosismo. Deste modo as atividades promovidas nos permitiu concluir que ação concretizada refletiu positivamente sobre a formação dos Bolsistas IC e das professoras envolvidas neste processo. A experiência vivida está diretamente relacionada à formação inicial e continuada de um futuro docente. Nesse processo se percebeu não apenas a importância do conhecimento, mas a construção do mesmo.