O papel desempenhado pela educação formal na vida do cidadão é cada dia mais relevante para que este exerça sua cidadania de maneira plena. No cumprimento dessa função a Estatística destaca-se como preponderante por estar presente direta ou indiretamente em todas as áreas do saber acadêmico, bem como no dia-a-dia das pessoas. É diante dessa realidade que a proposta desta pesquisa é a de investigar como esse tema tão relevante na formação do educando tem sido tratado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ENEM representa, atualmente, a maior avaliação aplicada aos estudantes brasileiros, servindo como forma de ingresso nas principais universidades do país. Neste trabalho, pretendemos fazer um levantamento de como o conteúdo de Estatística tem sido abordado nas provas do ENEM. Dessa forma, esperamos fornecer subsídios para que os professores possam identificar a melhor maneira de preparar os seus alunos para a realização dessa prova, bem como para o uso dos conhecimentos de Estatística no seu cotidiano. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa, sendo que a proposta aqui é analisar todas as provas do ENEM desde que este assumiu o atual formato em 2009, com 180 questões objetivas e uma dissertativa (redação) aplicada em dois dias. Também foram analisadas aquelas questões de outras áreas nas quais o conteúdo de Estatística estava presente através, principalmente, de gráficos e tabelas.