TÍTULO DO ARTIGO :
Práticas sobre Gênero e Sexualidade :
Um novo olhar sobre a homofobia na escola.
AUTOR : LUIS CARLOS PAULINO DA SILVA
prof.carlinhopaulino@gmail.com
RESUMO
O presente artigo faz uma abordagem a respeito de algumas práticas desenvolvidas no âmbito escolar entre os segmentos que podem servir para criarmos um debate sobre a diversidade de gênero e sexualidade, a partir da expressão comum da Heteronormatividade como relação de poder entre os sexos masculino e feminino e sua relação com a diversidade de acordo com a orientação sexual até as possíveis ocorrências de reações homofóbicas. Considerando-se a importância da naturalização na formação humana e o convívio social, fazendo-se a inclusão no currículo como tema transversal, evitando ser tratado de maneira equivocada ou com atitudes preconceituosas e ou até desrespeitosas mediante a diversidade de gênero e de sexualidade nos dias atuais na clientela da escola pública. Desenvolvemos algumas atividades com o objetivo de reconhecer a aceitação sobre a diversidade de gênero e a sexualidade pela reflexão crítica de texto, observando o relacionamento e consultando professores com questionário como forma para analisarmos a realidade, principalmente as manifestações discriminatórias por definirem aversão e homofobia aos grupos feministas e dos grupos LGBT ( Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais ) ou seja, às pessoas que estão fora do binário padrão de gênero.
Palavras-chave: Práticas - Escola - Gênero - Sexualidade - Homofobia