Resumo: O processo de formação profissional é um fator determinador do que o profissional tornar-se-á no futuro, assim, o estudo de disciplinas das ciências humanas no ensino superior em enfermagem permite o desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo quanta à assistência a ser oferecida e as demandas pessoais que cada paciente possui. Portanto, esse estudo tem por objetivo analisar o ensino das ciências humanas na graduação em enfermagem, a partir da literatura. Este estudo consiste numa revisão literatura onde realiza-se um levantamento de toda bibliografia já publicada. Os resultados evidenciaram que é necessário modificar o modelo atual de formação profissional, incentivando o ensino reflexivo das ciências humanas na graduação, na perspectiva de promover o respeito à pluralidade e a responsabilidade no agir profissional, visando solucionar os déficits existentes na assistência oferecida pelos profissionais da enfermagem. Portanto, este nosso trabalho direciona o olhar de docentes, estudantes, profissionais de saúde, instituições de ensino superior e gestores públicos para o interesse no desenvolvimento de políticas, pesquisas e ações relacionadas a implementação do ensino de ciências humanas na graduação em enfermagem na perspectiva de esmerar o assistência em saúde