CASTRO, Amanda Motta. Desafios e olhares na formação de professoras no parfor. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20645>. Acesso em: 29/12/2024 00:51
Os escritos aqui apresentados têm como objetivo principal fazer uma reflexão sobre relações de gênero e a formação docente realizada no estado do Amazonas, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentro do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). O PARFOR é um programa do Governo Federal oferecido na modalidade presencial, este é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de Janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios e as Instituições de Educação Superior (IES). O objetivo deste programa é realizar a formação superior de docentes que já atuam na Educação Básica e não possuem curso de ensino superior. Aqui será debatida a experiência de orientação de 21 estudantes docentes do PARFOR entre os meses de Junho a Outubro de 2015 no município de Tefé, localizado no Médio Solimões, no Estado do Amazonas. Articulando gênero e Educação popular este texto faz uma discussão sobre a questão de gênero neste contexto.