SANTOS, Marcelo Gomes Dos et al.. Instrumentalizando para o ensino de fisica. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21256>. Acesso em: 29/12/2024 00:07
Neste trabalho apresentamos o relato de uma experiência vivenciada quando da elaboração e aplicação de uma proposta de intervenção realizada no meio escolar, onde foram trabalhadas situações de aprendizagem que tinham como objetivo conduzirem os estudantes a uma compreensão e transformação do saber físico através da confecção de recursos instrumentais e desenvolvimento de atividades pedagógicas utilizando materiais de fácil acesso, visando tornar a aprendizagem mais crítica, articulada, efetiva e prazerosa. A atividade foi realizada na escola Estadual Euclides Mouzinho dos Santos esta localizada na cidade de Algodão de Jandaíra, no estado da Paraíba, em turmas do Ensino Médio regular. A proposta foi desenvolvida através do trabalho em equipe, onde a cada atividade apresentada esses grupos passavam por um rodízio de integrantes para que a formação não se repetisse a cada atividade. Os estudantes foram acompanhados durante todo o processo, levando em consideração o envolvimento em todas as atividades: na pesquisa, na organização, no interesse, no respeito entre os grupos e as turmas, na confecção dos trabalhos, na apresentação dos artefatos pedagógicos, em fim na elaboração dos trabalhos como um todo. Os alunos após confeccionarem seus artefatos pedagógicos fizeram uma exposição para a escola e cada grupo discutiu a física por trás de cada experimento.