EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA ASCENSÃO DO HOMEM COMO SER SOCIALFrancisco Jonas Lopes da SilvaGraduando do curso de Pedagogia Licenciatura Plena 9º semestre, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará (FECLESC – UECE). Jonas.ocara@bol.com.br. Quixadá – Ce,RESUMO Este trabalho pretende discorrer de forma sucinta, sobre como se apresentou a educação no contexto da ascensão do homem como ser social. Com o intuito de contextualizá-la e identificar sua influência neste processo no decorrer da história nos fundamentaremos basicamente nos trabalhos de José Paulo Netto e Marcelo Braz (2008), Mario Alighiero Manacorda (2006), Sergio Lessa, dentre outros. Optamos por esse objeto de pesquisa pelo fato de ser de suma importância conhecer a história da educação, assim como a sua influência na história do homem, sendo este trabalho a nosso ver, fundamental para que as gerações atuais e futuras venham a encontrar base para a construção de sua história e para a transformação de sua realidade.Em nossa discussão iremos entender a educação como fato social que jamais poderá ser entendido como fato isolado dos demais fatos sociais, pois ela faz parte de todo o processo de evolução humana e é responsável assim como o trabalho, pelos avanços alcançados até então pelo homo sapiens, sendo que se o homem parar de produzir educação, também irá parar de trabalhar e consequentemente de produzir e reproduzir a sua própria existência.PALAVRAS-CHAVES: Educação, Trabalho, Ser Social, história.