RESUMO: Neste artigo empreendemos realizar uma discussão teórica acerca do ensino de Língua Portuguesa, buscando evidenciar algumas contribuições dos estudos linguísticos considerados fundamentais nesta área. Como base teórica, este trabalho tem suas bases assentadas fundamentalmente nos estudos de Bakhtin (1986), Mendonça (2006), Oliveira e Wilson (2008), Marcuschi (2008) e Antunes (2009), centrando-se especialmente em questões que envolvem a gramática e o texto. À luz desses estudos, concluímos que a linguística tem contribuído significativamente para se pensar o ensino da Língua Portuguesa, no que se refere principalmente: (i) à concepção de linguagem enquanto produto da interação verbal; (ii) ao conceito de gramática e variação linguística, considerando-se que todos os dialetos são reconhecidos como variantes de uso, cada qual com sua gramática própria e com suas regras de utilização; e (iii) ao reconhecimento do texto como objeto de ensino em detrimento das nomenclaturas e classificações gramaticais, já que o texto é visto, nesses estudos, como linguagem colocada em uso.