A educação infantil vem passando por inúmeras transformações impulsionadas pelas mudanças ocorridas na concepção de infância e do desenvolvimento da criança pequena. Com este trabalho buscamos analisar se os processos de formação docente desenvolvidos pela Prefeitura de Teresina voltam-se para os fundamentos teóricos e metodológicos das Diretrizes curriculares da Educação infantil do Município de Teresina. As análises e discussões fundamentam-se nos autores: Aguiar (2006); Lima (2011); Oliveira (2007); Paschoal e Machado (2009), entre outros. A pesquisa em andamento é de cunho qualitativo e utiliza-se da análise documental como estratégia de coleta e análise dos dados. No desenvolvimento da pesquisa, analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares do município de Teresina, bem como, o projeto de formação de professores desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina. Apesar dos avanços ocorridos na área da educação infantil a partir da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais, ainda são muitos os desafios a serem enfrentados na implementação de práticas educativas que articule as dimensões: educar e cuidar. Dentre estes desafios, destaca-se a necessidade de uma sólida formação docente voltada para a compreensão crítica dos princípios políticos e pedagógicos que norteiam o projeto de educação infantil associada à formação integral da criança.