LIMA, Antonio Jose Araujo et al.. O pedagogo hospitalar: atuação e contribuições. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21670>. Acesso em: 29/12/2024 02:09
Educação e saúde são áreas distintas, no entanto, se complementam. Uma não existe com qualidade sem a outra. Nesse artigo, fatores associados a ambas, são trabalhados. Sabemos que a educação vai além dos muros da escola. Fundamentado nesse viés, o curso de pedagogia se expandiu, criando a modalidade Pedagogia Hospitalar. Nesse novo ambiente de aprendizagem surge um novo profissional: o pedagogo hospitalar, que de imediato, tem a árdua missão de conciliar educação e saúde. Nesse aspecto, o objetivo do trabalho foi conhecer mais detalhadamente o que é a pedagogia hospitalar e saber como o pedagogo atua no hospital, pois sabemos que a formação em Pedagogia faz este profissional compreender o desenvolvimento humano, em especial o da criança, com isso, torna-se um suporte psico-cognitivo para a criança enferma e/ou hospitalizada. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, discute-se, no primeiro momento, a pedagogia hospitalar, dando ênfase na atuação do pedagogo em ambientes hospitalares. Depois, a relação do pedagogo com a criança hospitalizada e, por fim, a atuação do pedagogo no hospital. Os resultados mostram as múltiplas formas de atuação do profissional pedagogo, agir e atuar junto com a equipe multiprofissional do hospital, quando cuidam de crianças em tratamento de saúde. Questões relacionadas a relevância da presença do pedagogo junto à criança enferma também são apontadas na pesquisa. Assim, amenizar a ansiedade e o medo da morte será uma atividade constante do pedagogo junto à criança enferma, orientando-a sempre que solicitado sobre seu estado de saúde, fazendo com que o assunto “morte” não seja um tabu.