SOARES, Izidio Silva et al.. Teste de qi chinês: uma atividade lúdica. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22298>. Acesso em: 28/12/2024 09:51
Este trabalho tem como objetivo mostrar a exploração da atividade lúdica no ensino como forma de incentivar e cativar metodologias inovadoras que proporciona uma aprendizagem e o prazer em estudar matemática. Nessa perspectiva há diversos estudos voltados para a atividade lúdica nas escolas, que visa desenvolver no discente a capacidade de pensar e manipular habilidades inerentes do ser humano. Alguns autores aponta a atividade lúdica como meio para utilizar práticas pedagógicas que possibilitem um processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e eficaz, uma vez que a ludicidade desperta no aluno as estruturas intelectuais e o raciocínio lógico. Formalizar o conhecimento matemático através do jogo fica mais evidente de que a aprendizagem matemática pode ser desenvolvida a partir de uma brincadeira onde o participante descobre que no jogo é possível aprender matemática. Com esse propósito discutiremos pressupostos teóricos na perspectiva de estabelecer uma abordagem diversificada do ensino, ressaltando um enfoque baseado em um problema matemático conhecido como teste de QI chinês. Uma espécie de enxame aplicado na China como teste para verificar o quociente intelectual dos estudantes. Abordaremos também os procedimentos adotados para o desenvolvimento da proposta de atividade e salientamos o quanto é importante explorar a atividade lúdica na sala de aula, visto que a mesma desenvolve o processo de aprendizagem.