FILHO, Waldy Luiz Lau. . Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22461>. Acesso em: 28/12/2024 11:02
No contexto atual, cada vez é maior o número de jovens que se percebem sem condições de atribuir sentido a tudo aquilo que a escola lhes oportuniza. Por outro lado, quando o processo educativo possibilita ambientes pedagógicos cooperativos e solidários, abre-se um amplo horizonte para que os sujeitos possam assumir a autoria de sua trajetória e, ao mesmo tempo, atribuir sentido às suas ações e ao processo de aprender. Nesta pesquisa, o objetivo geral é investigar como se constituem os processos de cognição e subjetivação dos alunos e professores participantes da vivência denominada “Aulão de História – Dia Mundial do Rock”, ambiente de aprendizagem desenvolvido em uma escola de educação básica do município de Santa Cruz do Sul - RS. A partir dos encontros entre História e Rock n’ Roll, esta investigação também se propõe a discutir as implicações existentes na aprendizagem de História no Ensino Médio sob a perspectiva da complexidade, considerando o processo de ser como indissociável do processo de conhecer. O percurso metodológico desta pesquisa se caracteriza como predominantemente qualitativo, com base na teoria da complexidade (MORIN), na Biologia da Cognição (MATURANA; VARELA) e no estudo das narrativas (GONÇALVES). Este trabalho de pesquisa está em andamento e poderá lançar contribuições sobre a aprendizagem de História no Ensino Médio, assim como tem o potencial de contribuir para uma reflexão mais ampla acerca da ressignificação do processo de aprendizagem na educação básica.