AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO.
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22695 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 567 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO." "resumo" => """ RESUMO\r\n O presente artigo intitulado: AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: E A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, onde é possível a partir da pesquisa retratar que a prática do brincar é, hoje, prioridade de algumas instituições de Educação Infantil, a qual atualmente se configura como lei. Com o objetivo de auxiliar os educadores em seu trabalho, isso é evidenciado não só pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI, mas por estudiosos como GOBBATO (2013), COUTINHO (2013), PESTALOZZI (2005) e por documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Objetivando refletir a prática de pedagogos na Educação Infantil e sua relação com às atividades lúdicas identificando como os mesmos estabelecem e conduzem esta metodologia com seus alunos, atrelado ao objetivo geral têm como específicos, perceber a importância do lúdico por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras; A contribuição para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças; Bem como também o papel do professor diante dessa metodologia. A pesquisa fundamenta-se em alguns autores como FORTUNA (2013), PIAGET (1978), OLIVEIRA (2005), e demais que discutem a temática. Os instrumentos utilizados para a metodologia e o desenvolvimento do mesmo foram embasados em uma pesquisa qualitativa alicerçada por meio de um questionário, aplicado com duas professoras de uma UEI: Unidade de Educação Infantil. Onde se percebe a partir dos resultados que existe uma aceitação favorável ao uso da ludicidade na Educação Infantil, estimulando o conhecimento de forma prazerosa e divertida. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL,, LÚDICO,, METODOLOGIA INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID567_30092016165739.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNÓLIA MARIA OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "MAGNÓLIA COSTA" "autor_email" => "magnoliamarinho@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE -UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22695 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 567 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO." "resumo" => """ RESUMO\r\n O presente artigo intitulado: AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: E A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, onde é possível a partir da pesquisa retratar que a prática do brincar é, hoje, prioridade de algumas instituições de Educação Infantil, a qual atualmente se configura como lei. Com o objetivo de auxiliar os educadores em seu trabalho, isso é evidenciado não só pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI, mas por estudiosos como GOBBATO (2013), COUTINHO (2013), PESTALOZZI (2005) e por documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Objetivando refletir a prática de pedagogos na Educação Infantil e sua relação com às atividades lúdicas identificando como os mesmos estabelecem e conduzem esta metodologia com seus alunos, atrelado ao objetivo geral têm como específicos, perceber a importância do lúdico por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras; A contribuição para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças; Bem como também o papel do professor diante dessa metodologia. A pesquisa fundamenta-se em alguns autores como FORTUNA (2013), PIAGET (1978), OLIVEIRA (2005), e demais que discutem a temática. Os instrumentos utilizados para a metodologia e o desenvolvimento do mesmo foram embasados em uma pesquisa qualitativa alicerçada por meio de um questionário, aplicado com duas professoras de uma UEI: Unidade de Educação Infantil. Onde se percebe a partir dos resultados que existe uma aceitação favorável ao uso da ludicidade na Educação Infantil, estimulando o conhecimento de forma prazerosa e divertida. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL,, LÚDICO,, METODOLOGIA INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID567_30092016165739.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNÓLIA MARIA OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "MAGNÓLIA COSTA" "autor_email" => "magnoliamarinho@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE -UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }