RELATO DE EXPERIÊNCIA PROPICIANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATRAVÉS DO TEATRO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23256 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 557 "inscrito_id" => 1844 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PROPICIANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATRAVÉS DO TEATRO" "resumo" => "A busca pela reflexão da diversidade e/ou diferenças no contexto do debate contemporâneo na educação, é algo que de alguma forma revela um grande conflito com agravante sociocultural, em que necessita agilmente de intervenções e reflexões. O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre uma encenação teatral, abordando a diversidade, saúde, educação e inclusão, cujo objetivo foi relatar a experiência por meio do teatro com os alunos do CMEI Moema Tinoco, situado no bairro de Neópolis, Natal-RN; buscando interagir com os alunos do ensino fundamental, sob o enfoque da diversidade e inclusão social, associando-se harmoniosamente a área da saúde e educação. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujo método é o participativo de pesquisa, na busca do envolvimento com a pesquisa e transformação de realidades. Em todo contexto histórico da humanidade, desde os tempos mais antigos há uma grande luta no que se trata do tema inclusão social, independente se é relacionado à restrição física, psicológica ou de qualquer natureza distinta. Em uma visão mais ampla, poderíamos citar dentro de um contexto mais abrangente uma inclusão direcionada a um conjunto cultural, religioso, étnico, socioeconômico dentre outros aspectos. Nesta perspectiva revelaram uma visão holística e fundamental aos valores humanos, sendo capaz de modificar o conhecimento sobre educação inclusiva, respeitando a diversidade de gêneros, etnias, e todos seus aspectos éticos, morais, cultural e religiosa, sem restrições e exclusões. Ao evidenciar o bullying como consequências severas, cognitivas e emocionais, traz-se uma indagação pela reflexão da diversidade, e/ou diferenças no contexto da educação. Essa construção de conhecimentos começa a ser estimulado pelos educadores, para tornar-se possível o crescimento na educação – aquela que contribui no indivíduo por inteiro, isto é, considerando as interações do sujeito com o mundo, como sistema autopoiético, faz se necessária reforma o pensamento. Partindo deste pressuposto utilizando essa pratica lúdica teatral fundamental importância da educação lúdica inclusiva de forma acolhedora e respeitável, nos vários setores, como ferramenta social para compreender o indivíduo como um todo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID1844_10102016114914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA ALVES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA ALMEIDA" "autor_email" => "gaf763@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23256 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 557 "inscrito_id" => 1844 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PROPICIANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATRAVÉS DO TEATRO" "resumo" => "A busca pela reflexão da diversidade e/ou diferenças no contexto do debate contemporâneo na educação, é algo que de alguma forma revela um grande conflito com agravante sociocultural, em que necessita agilmente de intervenções e reflexões. O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre uma encenação teatral, abordando a diversidade, saúde, educação e inclusão, cujo objetivo foi relatar a experiência por meio do teatro com os alunos do CMEI Moema Tinoco, situado no bairro de Neópolis, Natal-RN; buscando interagir com os alunos do ensino fundamental, sob o enfoque da diversidade e inclusão social, associando-se harmoniosamente a área da saúde e educação. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujo método é o participativo de pesquisa, na busca do envolvimento com a pesquisa e transformação de realidades. Em todo contexto histórico da humanidade, desde os tempos mais antigos há uma grande luta no que se trata do tema inclusão social, independente se é relacionado à restrição física, psicológica ou de qualquer natureza distinta. Em uma visão mais ampla, poderíamos citar dentro de um contexto mais abrangente uma inclusão direcionada a um conjunto cultural, religioso, étnico, socioeconômico dentre outros aspectos. Nesta perspectiva revelaram uma visão holística e fundamental aos valores humanos, sendo capaz de modificar o conhecimento sobre educação inclusiva, respeitando a diversidade de gêneros, etnias, e todos seus aspectos éticos, morais, cultural e religiosa, sem restrições e exclusões. Ao evidenciar o bullying como consequências severas, cognitivas e emocionais, traz-se uma indagação pela reflexão da diversidade, e/ou diferenças no contexto da educação. Essa construção de conhecimentos começa a ser estimulado pelos educadores, para tornar-se possível o crescimento na educação – aquela que contribui no indivíduo por inteiro, isto é, considerando as interações do sujeito com o mundo, como sistema autopoiético, faz se necessária reforma o pensamento. Partindo deste pressuposto utilizando essa pratica lúdica teatral fundamental importância da educação lúdica inclusiva de forma acolhedora e respeitável, nos vários setores, como ferramenta social para compreender o indivíduo como um todo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID1844_10102016114914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA ALVES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA ALMEIDA" "autor_email" => "gaf763@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }