AUTISMO E AS TECNOLOGIAS ASSITIVAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22723 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 1857 "titulo" => "AUTISMO E AS TECNOLOGIAS ASSITIVAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA" "resumo" => "Há quase seis décadas, muitos estudos sobre as Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) têm sido realizados e vários avanços no reconhecimento desta síndrome foram apresentados, reunindo conhecimentos significativos em diversas áreas. Porém, ainda existem grandes divergências quanto à sua origem. O que já se sabe é que se trata de perturbações precoces do desenvolvimento neurológico, que se manifestam através de várias combinações possíveis de sintomas num contínuo de gravidade de maior ou menor intensidade e que apresentam atraso na comunicação que vão desde a ausência total de fala até o uso inapropriado do código linguístico, como a utilização da ecolalia, inversão pronominal e fala descontextualizada. Os padrões de comunicação podem evoluir, mas não se normalizam com a idade. Há, também, manifestos benefícios do uso da tecnologia em intervenções com autistas, melhorando motivação, atenção, aprendizagem, comunicação e redução de problemas comportamentais. Com base nessa aproximação das tecnologias, o presente artigo aborda, por meio de uma revisão de literatura não sistemática, o percurso evolutivo do conceito de autismo, a comunicação significativa, bem como as ferramentas tecnológicas para auxiliar na comunicação. As fontes de pesquisa utilizadas foram livros e artigos científicos atuais e de épocas passadas. Os resultados sugerem que diferentes autores concordam que o autismo ainda é algo muito complexo e que ainda há muitos aspectos a serem pesquisados e descobertos e que a linguagem funcional é um desses desafios, pois cada um tem suas singularidades e habilidades. É possível dizer, ainda, que o uso das tecnologias digitais de apoio, como uma ferramenta auxiliar na comunicação, favorece o desenvolvimento cognitivo, respeitando-se as especificidades de cada um." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "AUTISMO, TECNOLOGIA ASSISTIVA, COMUNICAÇÃO SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID1857_01092016171131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA MUSSILENE DE ARAÚJO CANDIDO" "autor_nome_curto" => "VILMA CANDIDO" "autor_email" => "vmacandido@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22723 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 1857 "titulo" => "AUTISMO E AS TECNOLOGIAS ASSITIVAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA" "resumo" => "Há quase seis décadas, muitos estudos sobre as Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) têm sido realizados e vários avanços no reconhecimento desta síndrome foram apresentados, reunindo conhecimentos significativos em diversas áreas. Porém, ainda existem grandes divergências quanto à sua origem. O que já se sabe é que se trata de perturbações precoces do desenvolvimento neurológico, que se manifestam através de várias combinações possíveis de sintomas num contínuo de gravidade de maior ou menor intensidade e que apresentam atraso na comunicação que vão desde a ausência total de fala até o uso inapropriado do código linguístico, como a utilização da ecolalia, inversão pronominal e fala descontextualizada. Os padrões de comunicação podem evoluir, mas não se normalizam com a idade. Há, também, manifestos benefícios do uso da tecnologia em intervenções com autistas, melhorando motivação, atenção, aprendizagem, comunicação e redução de problemas comportamentais. Com base nessa aproximação das tecnologias, o presente artigo aborda, por meio de uma revisão de literatura não sistemática, o percurso evolutivo do conceito de autismo, a comunicação significativa, bem como as ferramentas tecnológicas para auxiliar na comunicação. As fontes de pesquisa utilizadas foram livros e artigos científicos atuais e de épocas passadas. Os resultados sugerem que diferentes autores concordam que o autismo ainda é algo muito complexo e que ainda há muitos aspectos a serem pesquisados e descobertos e que a linguagem funcional é um desses desafios, pois cada um tem suas singularidades e habilidades. É possível dizer, ainda, que o uso das tecnologias digitais de apoio, como uma ferramenta auxiliar na comunicação, favorece o desenvolvimento cognitivo, respeitando-se as especificidades de cada um." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "AUTISMO, TECNOLOGIA ASSISTIVA, COMUNICAÇÃO SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID1857_01092016171131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA MUSSILENE DE ARAÚJO CANDIDO" "autor_nome_curto" => "VILMA CANDIDO" "autor_email" => "vmacandido@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }