SOUSA, Fabiana Araújo et al.. Avaliação adaptada na percepção do aluno surdo. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22726>. Acesso em: 25/11/2024 00:14
Este estudo é parte de uma pesquisa sobre as práticas avaliativas adaptadas aos alunos surdos, que tem como objetivo investigar as percepções dos alunos surdos sobre os recursos utilizados na elaboração de avaliações adaptadas e analisar as principais dificuldades dos alunos surdos no processo avaliativo. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa qualitativa, e como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas, aplicado a quatro alunos surdos, que estudam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI. Resultados preliminares indicam que os alunos surdos reconhecem uma avaliação adaptada e realizam algumas. No entanto, na concepção dos alunos surdos, o processo avaliativo adequado para eles ainda precisa da sensibilidade dos educadores e gestores.