FILHO, Manoel Anório Apolônio et al.. Incluindo para ser incluído. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22987>. Acesso em: 24/11/2024 22:47
Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada na Escola Padre Antônio Callou de Alencar, município de Canhotinho/PE, desde maio de 2012. O Projeto INCLUINDO PARA SER INCLUÍDO tem sido vivenciado até os dias atuais e foi contemplado com sua divulgação em revista, sites, blogs, jornal, Tv regional e local. Também, o mesmo foi premiado no projeto Prêmio Professor do Brasil em 2015, escolhido em primeiro lugar regionalmente como projeto modelo no Ensino Fundamental. Atualmente, a inclusão na escola regular se tornou um grande desafio para os professores, pois de certa forma precisam (re) aprender a lidar com as diferenças existentes dentro da sala de aula e administrar isso de forma que nenhum aluno seja vítima de discriminação ou inferiorizado pelos demais colegas. Quando se fala na inclusão da pessoa surda existe um grande desafio, se a mesma não é alfabetizada em nenhuma língua e sua comunicação é realizada por meio de gestos. Ao pensar em inclusão encontramos algumas barreiras sociais e familiares integrantes de bagagens culturais que carregam de geração em geração. Quando a mesma é realizada de forma dinâmica utilizando as TICs, usando de forma ativa a Sala de AEE e envolvendo toda comunidade escolar, professores, gestão e estudantes, sua receptividade torna-se mais abrangente. O professor e a instituição de ensino, ao receber o aluno surdo, precisam administrar essa diversidade de informações negativas e transformá-las em positivas para atender o aluno com qualidade, na tentativa de ressignificar a “(re)inserção” dele na sociedade e favorecendo uma troca de conhecimento mútuo.