ANDRADE, Tânia Terezinha Inácio De et al.. Currículo intencional: cultura popular. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22790>. Acesso em: 24/11/2024 22:14
Resumo: Este projeto tem com perspectiva buscar fundamentos teóricos para subsidiar atividades pedagógicas em um contexto de socialização de aprendizagem para as crianças do Ensino Fundamental da Escola Maria Amália Cardoso, em Governador Celso Ramos- SC, Brasil, com respeito à cultural local a qual estão inseridos. Repensou-se o currículo como uma forma de abarcar a toda diversidade cultural. (etnia, costumes, linguagem, etc.). Compreende-se como uma pesquisa qualitativa já que os pesquisadores tiveram contato com pesquisa bibliográfica que definiu as referências teóricas para dá suporte a questão proposta: buscar o melhor jeito pedagógico de envolver os alunos na dinâmica de um currículo intencional, preciso e funcional para valorizá-los, fazê-los acreditarem que são capazes e incluí-los de fato no processo de construção do conhecimento. Precisou fazer algo pelo povo de nossa terra. Somos as pessoas mais responsáveis em contribuir com emancipação social de nosso povo. Começamos a desenvolver na escola, projetos focados na cultura local. Os temas: “Quem sou”; “Quem somos”; “Nossas tradições” , “Nossas paisagens”, “Cultura na Mídia”, “ Recontando nossa História”e “ Feira Cultural do Brasil” , teceram o currículo do 4º e do 5° anos com o diálogo entre os saberes de vida dos nossos pescadores, de nosso povo com as demais áreas do conhecimento. Palavras chaves: Cultura popular, Currículo, Povo, inclusão.