DESCOBRINDO O PERFIL E A EXPECTATIVA DOS SUJEITOS DA EJA: O QUE DIZ O ALUNO E O PROFESSOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22810 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 892 "inscrito_id" => 4092 "titulo" => "DESCOBRINDO O PERFIL E A EXPECTATIVA DOS SUJEITOS DA EJA: O QUE DIZ O ALUNO E O PROFESSOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => """ RESUMO\r\n Este artigo discute o perfil e a expectativa dos sujeitos da Educação de Jovens de Adultos - EJA, a partir do texto fornecido pelo aluno e pelo professor, de uma escola do município de Campina Grande-PB. Aborda questões referentes à falta de políticas públicas de formação deste profissional da EJA para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e adequadas as necessidades dos indivíduos e a aquisição de novos saberes, por parte desses alunos. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa de observação e a aplicação de questionários na intenção de coletarmos dados acerca da temática em estudo. Além disso, realizamos pesquisas bibliográficas embasadas nos estudos de Arroyo (1997), Freire (2000, 2001, 2006), Gadotti e Romão (2000), Piconez (2002), Soares (In: Ribeiro, 2001), dentre outros materiais disponíveis. O que foi possível concluir que, o ensino promovido para a Educação de Jovens e Adultos tem uma singular importância para o aluno, cujo perfil do aluno da EJA esta em poder mudar suas condições de vida. Por isso, torna-se necessário um profissional comprometido com a educação desses jovens, de modo que possa contribuir para o desenvolvimento desses sujeitos, no contexto de sua formação profissional e atendendo as exigências da sociedade.\r\n \r\n Palavras-chave: Formação do professor da EJA. Ensino. Aluno da EJA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA, ENSINO, ALUNO DA EJA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID4092_23102016105759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉLIA FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSELIA F.OLIVE" "autor_email" => "josleiahistoria@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22810 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 892 "inscrito_id" => 4092 "titulo" => "DESCOBRINDO O PERFIL E A EXPECTATIVA DOS SUJEITOS DA EJA: O QUE DIZ O ALUNO E O PROFESSOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => """ RESUMO\r\n Este artigo discute o perfil e a expectativa dos sujeitos da Educação de Jovens de Adultos - EJA, a partir do texto fornecido pelo aluno e pelo professor, de uma escola do município de Campina Grande-PB. Aborda questões referentes à falta de políticas públicas de formação deste profissional da EJA para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e adequadas as necessidades dos indivíduos e a aquisição de novos saberes, por parte desses alunos. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa de observação e a aplicação de questionários na intenção de coletarmos dados acerca da temática em estudo. Além disso, realizamos pesquisas bibliográficas embasadas nos estudos de Arroyo (1997), Freire (2000, 2001, 2006), Gadotti e Romão (2000), Piconez (2002), Soares (In: Ribeiro, 2001), dentre outros materiais disponíveis. O que foi possível concluir que, o ensino promovido para a Educação de Jovens e Adultos tem uma singular importância para o aluno, cujo perfil do aluno da EJA esta em poder mudar suas condições de vida. Por isso, torna-se necessário um profissional comprometido com a educação desses jovens, de modo que possa contribuir para o desenvolvimento desses sujeitos, no contexto de sua formação profissional e atendendo as exigências da sociedade.\r\n \r\n Palavras-chave: Formação do professor da EJA. Ensino. Aluno da EJA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA, ENSINO, ALUNO DA EJA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID4092_23102016105759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉLIA FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSELIA F.OLIVE" "autor_email" => "josleiahistoria@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }