PRÁTICA DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA/PB
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23215 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1007 "inscrito_id" => 4077 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA/PB" "resumo" => "Este trabalho nasce a partir das práticas vivenciadas no cotidiano do Atendimento Educacional Especializado enquanto professora do mesmo. Neste sentido, tem como objetivo problematizar a prática docente do/a professor/a do Atendimento Educacional Especializado - AEE, bem como o Plano de Ação que é desenvolvido para o atendimento dos/as alunos/as no AEE, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa/PB. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que versam no campo da pesquisa exploratória e bibliográfica. Os sujeitos investigados são aqueles que se relacionam direta ou indiretamente com a prática docente realizada no Atendimento Educacional Especializado. Trazemos para o centro da discussão teórica os documentos legais nacionais a exemplo Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e o Decreto n° 6.571, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado, de forma que os entrelaçamos com as considerações de pesquisadores do campo da Educação Especial e Inclusiva como Ferreira (2004 e 2011), Glat (2011), Machado (2009) e Santiago (2009). Apontamos como resultados a inferências que realizamos a partir das observações realizadas, nossas práticas e o referencial teórico elencado, de forma que destacamos um certo distanciamento quanto ao que é posto nos documentos legais sobre o Atendimento Educacional Especializado e o que acontece no cotidiano da nossa escola campo, principalmente no que tange aos conhecimentos sugeridos aos/as profissionais que atuam neste espaço e a relevância de sua prática na vida dos/as alunos/as com deficiência. Concluímos enfatizando nossa crítica na pouca exploração das pesquisas acadêmicas quanto a prática do professor das Salas de Recursos Multifuncionais e a relevância destas na ressignificação do fazer docente no Atendimento Educacional Especializado e consequentemente sua significativa importância na vida dos/as discentes com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID4077_23102016221816.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA DE CÁSSIA DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "CÁSSIA" "autor_email" => "decassiasilva@hotmail.com" "autor_ies" => "PÓS FIP -FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23215 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1007 "inscrito_id" => 4077 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA/PB" "resumo" => "Este trabalho nasce a partir das práticas vivenciadas no cotidiano do Atendimento Educacional Especializado enquanto professora do mesmo. Neste sentido, tem como objetivo problematizar a prática docente do/a professor/a do Atendimento Educacional Especializado - AEE, bem como o Plano de Ação que é desenvolvido para o atendimento dos/as alunos/as no AEE, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa/PB. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que versam no campo da pesquisa exploratória e bibliográfica. Os sujeitos investigados são aqueles que se relacionam direta ou indiretamente com a prática docente realizada no Atendimento Educacional Especializado. Trazemos para o centro da discussão teórica os documentos legais nacionais a exemplo Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e o Decreto n° 6.571, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado, de forma que os entrelaçamos com as considerações de pesquisadores do campo da Educação Especial e Inclusiva como Ferreira (2004 e 2011), Glat (2011), Machado (2009) e Santiago (2009). Apontamos como resultados a inferências que realizamos a partir das observações realizadas, nossas práticas e o referencial teórico elencado, de forma que destacamos um certo distanciamento quanto ao que é posto nos documentos legais sobre o Atendimento Educacional Especializado e o que acontece no cotidiano da nossa escola campo, principalmente no que tange aos conhecimentos sugeridos aos/as profissionais que atuam neste espaço e a relevância de sua prática na vida dos/as alunos/as com deficiência. Concluímos enfatizando nossa crítica na pouca exploração das pesquisas acadêmicas quanto a prática do professor das Salas de Recursos Multifuncionais e a relevância destas na ressignificação do fazer docente no Atendimento Educacional Especializado e consequentemente sua significativa importância na vida dos/as discentes com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID4077_23102016221816.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA DE CÁSSIA DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "CÁSSIA" "autor_email" => "decassiasilva@hotmail.com" "autor_ies" => "PÓS FIP -FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }