MENDES, Suely Costa. A escola, na visão das crianças. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/24845>. Acesso em: 25/11/2024 02:28
O presente estudo faz uma análise acerca do que pensam as crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Imperatriz, sobre o currículo de sua escola. A pesquisa ocorreu em uma instituição municipal de ensino fundamental, pertencente à zona rural do município de Imperatriz no Maranhão. O referencial teórico adotado foi a teoria histórico-cultural e a sociologia da infância que concebe a criança como sujeito ativo socialmente e participante da construção de seus saberes. Para tanto, fez uso de uma abordagem qualitativa, em que utilizou-se como instrumento para coleta de dados entrevista semiestruturada para a escuta das crianças. Os dados coletados evidenciam que o currículo praticado na escola pesquisada não atende à expectativa das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No entanto, o estudo indica ser importante a escuta das crianças na construção da ação pedagógica no cotidiano escolar.