OLIVEIRA, Járede Sousa Barros De. Texto, possibilidade de alfabetização e letramento. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25768>. Acesso em: 25/11/2024 01:28
Tratar sobre alfabetização pode ser recorrente, porém necessário, pois ainda é possível sentir no meio social os impactos dessa etapa de escolaridade e porque ainda, privilegia-se a aplicação de técnicas de decodificação e codificação de letras e sons, expondo assim as crianças a um conhecimento descontextualizado. A situação exposta se torna mais inquietante pela existência de vasta bibliografia sobre a temática, pesquisas e debates que fornecem conhecimentos teóricos e práticos que podem contribuir de modo significativo para o rompimento desse círculo vicioso. A partir da leitura e análise da publicação Ensinar a Ler e a Escrever: uma possibilidade de inclusão social, da professora Sandra Bozza, o presente artigo aborda desde os conceitos de alfabetização e letramento, que são elementos indissociáveis no processo de alfabetização, evidencia aspectos importantes sobre as práticas alfabetizadoras tendo o texto como o centro do trabalho e ressalta o papel do professor como mediador do processo.