Este artigo é fruto de uma pesquisa teórica que faz parte de um estudo mais amplo em desenvolvimento no doutorado em educação. Apresenta como objetivo entender como o letramento estético contribui para a apropriação da leitura e da escrita de estudantes da EJA a partir de leituras e produções de histórias em quadrinhos. Este estudo se fundamenta na teoria Histórico-Cultural e tem como método o Experimento Didático-Formativo. Os instrumentos de registros de dados obtidos no campo da pesquisa são o diário de campo das observações realizadas, a gravação em áudio das entrevistas com estudantes da EJA e professores, que serão posteriormente transcritas, além da fotografia dos trabalhos - registros visuais das histórias em quadrinhos produzidos pelos alunos jovens e adultos e gravações em vídeos do experimento desenvolvido nas aulas. Para a forma de análise dos dados obtidos, seguiremos a perspectiva do Materialismo Histórico Dialético. Ao considerar leitura e escrita como práticas sociais e culturais é que o letramento se mostra fundamental e importante no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, penso que as histórias em quadrinhos são importantes instrumentos para a apropriação da leitura e escrita dos estudantes da EJA, ao aliar texto e imagem no processo de ensino e aprendizagem do aluno. A realização desta pesquisa pode contribuir para novas pesquisas no campo da Educação, bem como poderá ampliar estudos e pesquisas sobre práticas de escrita e de leitura na Educação de Jovens e Adultos a partir da linguagem da arte.