LEITE, Simone Chaves Lopes. O ensino de geografia e a formação do cidadão ativo. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25479>. Acesso em: 25/11/2024 00:17
RESUMO EXPANDIDO O ensino da Geografia como ciência humana acompanhada continuamente das relações homem-meio e sua dinâmica social e espacial, é uma das disciplinas fundamentais para nortear a prática cidadã, visto que a Geografia estuda o local em que as pessoas vivem e suas representações e o que cada lugar significa afetivamente, e efetivamente, deixando marcas e lembranças, tornando viva a cidade, o espaço, construindo culturas ou não de cidadania, dependendo da educação que há em cada lugar ou comunidade. Com os seus mais diversos planejamentos das suas trajetórias sendo elas urbanas ou rurais, o ensino de Geografia pode levar ao aluno a reflexão da sua condição de cidadão e conhecedor dos seus direitos sociais e políticos, abrangendo para tanto as relações da sociedade e natureza para o bem-estar da coletividade. Este artigo tem por objetivo, portanto, analisar, através dos conteúdos da Geografia, a relevância social da prática reflexiva e crítica para a formação do cidadão ativo, assim como identificar os processos norteadores da disciplina de Geografia no campo epistemológico. Apresentamos, ainda, algumas abordagens pedagógicas da Geografia para um ensino eficaz da formação da cidadania. A pesquisa empreendida foi a bibliográfica, a partir de uma abordagem histórica e epistemológica, pontuando alguns fatos importantes da trajetória da disciplina a partir da década de 70 até os dias atuais.