DUARTE, Cleysiele Ferreira et al.. . Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25282>. Acesso em: 24/11/2024 23:18
Este artigo foi, inicialmente, elaborado como atividade discente na disciplina Ética e Educação, ministrada no Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. Elaboramo-lo tendo como objetivo geral desenvolver reflexões sobre o papel da ética na educação contemporânea no contexto brasileiro, e como objetivo específico, pensar a ética como questão posta às práticas docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando-se que são também para essa fase do ensino escolar que são carreados os esforços formativos para a docência no Curso de Pedagogia. Nesse sentido, buscamos entender o valor da ética para que ao entendê-la seja possível a reflexão e consequentemente a prática em sala de aula. A partir do momento que temos a consciência de que os gestos e atitudes interferem nas relações em sociedade, poderemos enxergar a ética como promissora de uma boa relação.