AGAPITO, Francisca Melo. Formação docente: o professor surdo em foco. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25319>. Acesso em: 25/11/2024 01:58
A formação docente na atualidade deve visar à construção de uma identidade profissional, no caso de professores surdos não é diferente, visto que é uma necessidade ter estes profissionais qualificados para atuar em âmbito educacional, conforme a legislação vigente. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção de professores surdos sobre sua formação e atuação em nível superior na atualidade. Para a realização desta investigação utilizou-se as pesquisas bibliográfica e documental e de campo. Os resultados evidenciaram que ainda existem dificuldades no processo formativo de pessoas, mas que a partir da proposta inclusiva e da criação de algumas legislações que asseguram uma formação adequada para a pessoa surda, estes profissionais tiveram maior possibilidade de obter certificação de nível superior e assim poder contribuir para a construção de acepções mais coerentes acerca a surdez e da pessoa surda, bem como uma sociedade mais aberta as diferenças.