OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado De et al.. Gramática, hermenêutica e ensino. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25349>. Acesso em: 25/11/2024 01:23
Este trabalho discute a gramática a partir de orientações do pensamento filosófico, tendo como escopos os seguintes tópicos: a relação entre sujeito, sociedade e língua; as questões sobre sentido e sobre as relações entre a linguagem e a realidade; a noção de normatividade apresentada por Wittgenstein, com considerações dos pressupostos filosófico-linguísticos de Gadamer e Ricoeur; e a elaboração de proposta para o ensino da normatividade gramatical. Toda essa discussão tem um objetivo pedagógico prático, uma vez que faz parte de uma pesquisa dirigida à criação de material didático, que tem como intento final a elaboração de uma gramática dirigida para o ensino da língua portuguesa – nível fundamental. Serão apresentados tanto os pressupostos teóricos quanto alguns resultados práticos já alcançados. A pesquisa vem sendo desenvolvida na Universidade Federal do Tocantins, fazendo parte da equipe executora professores e alunos do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura.