FREIRE, Kelly Costa et al.. Leitura e escrita: para além dos textos da escola. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25392>. Acesso em: 25/11/2024 01:49
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os processos de ler e escrever em uma perspectiva formativa e não simplesmente disciplinar. Quando pensamos o ato de escrever, logo pensamos em normas gramaticais, coesão, coerência, uso de verbos e suas conjugações. Mas quando voltamos o olhar para a realidade escolar percebemos a existência de outra vertente que Geraldi (1986) em seus estudos, chama de ato de escrever, como descobertas e desvelamentos de sentidos e significados da produção textual, pontos significativos nesta pesquisa. Teoricamente, contamos com as contribuições de Geraldi (1997), Magalhães e Silva (2007), Silva (1997), Freire (2009), Rangel, (2005) e Gadotti (1988). A partir do trabalho em sala de aula, buscamos colher dados para análise sobre ações de ensino e aprendizagem acerca dos temas leitura e escrita. Concluímos que, os alunos precisam ser motivados a ler e escrever, o que lhes dará motivação para tornarem-se bons leitores e escritores.