FREIRE, Kelly Costa et al.. Teatro na escola: ensinando e encenando fábulas. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25755>. Acesso em: 24/11/2024 21:59
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso do teatro como mediação no ensino de língua portuguesa a fim de contribuir no processo de aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi leituras, dramatização de textos, preparação e apresentação teatral das fábulas João e o pé de feijão, e A formiga e a cigarra. Partindo desse pressuposto o projeto se embasou nos PCNs (1998) e ARCOVERDE (2008), SPOLIN (1979,2008), BAKHTIN (2000) e MARCUSCHI (2005, 2008) o resultado constatado foi que o uso do teatro na sala de aula inclui grandes vantagens no processo de aprendizagem, além de incentivar a leitura que propicia o contato com obras clássicas e folclóricas. Concluímos que o hábito da leitura é muito importante para o desenvolvimento do intelecto, neste contexto mostra a importância de trabalhar métodos que estimule a criatividade e o interesse pela leitura.