CABRAL, Fabíola Barroso et al.. Livros de filosofia entre crianças. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25408>. Acesso em: 24/11/2024 23:31
O presente artigo tem como objetivo descrever e apresentar aplicações da dinâmica denominada Construção de Livros Filosóficos. Esta dinâmica foi aplicada em turmas de terceiro e quarto ano do ensino fundamental nos anos de 2015 e 2016, com crianças e adolescentes de faixa etária entre oito e doze anos, por educadores do Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia (GETEFF), uma extensão do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA). Trata-se dialogar acerca de uma metodologia capaz de auxiliar na iniciação à filosofia, refletindo acerca do gosto particular ao coletivo. Desta maneira, apresentaremos o a estrutura da dinâmica, seguindo de sua aplicação e reflexão acerca de resultados. A orientação estética subjacente ao trabalho segue o principio freireano de relação inseparável entre estética e ética.