BARBOSA, Maria José Ribeiro. O ensino da matemática na educação infantil. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25474>. Acesso em: 25/11/2024 01:23
Abordamos neste artigo alguns aspectos do conhecimento com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o Ensino de Matemática na Educação Infantil no processo de ensino/aprendizagem, expomos a importância da matemática na educação infantil enfatizando as concepções, enfoques e desafios para essa área disciplinar. Mostrando o quanto é significativo o contato e a presença da matemática nessa etapa da vida da criança, podendo resultar em um desenvolvimento expressivo que virá a contribuir para as próximas etapas do seu desenvolvimento. Assim, a educação matemática oferece nessa etapa descobertas e experiências que tem um valor bastante influenciável nas atividades em geral e do seu cotidiano, aguçando a criatividade, o raciocínio, os conhecimentos e a própria linguagem. Destacamos também a essência das práticas docentes no ensino de matemática, apontando aspectos essenciais para os resultados na aprendizagem. Para isto assentamos nossas reflexões num referencial teórico como Piaget e Vygotsky. Entendemos que a exploração matemática é um caminho positivo para beneficiar o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança. Esse artigo é baseado nas observações e diálogos realizados na educação infantil, e na pesquisa documental e bibliográfica. Após as atividades que foram aplicadas na turma, percebemos que é possível fazer o uso inteligente do ensino de matemática com atividades prazerosas em sala de aula e que pode ser incorporado pouco a pouco como um recurso didático eficiente no ensino da Matemática Assim, é importante que os alunos da educação infantil sejam expostos a um contexto de aula no qual ouvir, ler, falar e escrever em matemática sejam não apenas estimulados, mas parte indissociável do ambiente educativo para que os alunos percebam a matemática e sua linguagem como modo de integrar-se ao meio e de ter acesso as informações que elas proporcionam.