AROUCHE, Ilza Léia Ramos. Práticas de letramento e aprendizagem colaborativa em le. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25645>. Acesso em: 25/11/2024 02:20
O presente artigo é uma revisitação da dissertação de Arouche 2015, cujo objetivo é apresentar resultados parciais da pesquisa realizada em uma universidade pública no Maranhão. O referido trabalho está ancorado nos estudos dos novos letramentos em uma abordagem ideológica na qual se enfatiza o aspecto sociocultural das práticas de letramento e a pluralização do letramento ( BARTON; HAMILTON, 2000) e na aprendizagem colaborativa, em que se fomenta a coconstrução do conhecimento a partir da interação.A pesquisa se configura como qualitativa e interpretativista, contemplando aspectos da pesquisa-ação. Os dados gerados, a partir dos relatos dos participantes, revelaram que as práticas de letramento proporcionaram aos alunos a aprendizagem colaborativa por meio da socialização de diferentes gêneros. Assim, tais praticas de letramento desenvolveram nos alunos habilidades linguístico-comunicativa na língua materna e na língua inglesa e os fizeram resgatar valores.