OSÓRIO, Neila Barbosa et al.. Um trabalho de coeducação entre gerações. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25794>. Acesso em: 25/11/2024 00:25
Este estudo se embasa no conceito de “geração”. Conforme Laufer e Bengston (1974), geração é definida como um fato de pessoas com idades semelhantes que vivenciam ou vivenciaram dificuldades históricos e visíveis, além de experiências comuns com os sistemas político, social, econômico e cultural. Justifica-se pela necessidade de capacitar alunos do PARFOR para a realização de pesquisas na área do envelhecimento, com resultados que ofereçam caminhos que possam ser trilhados por outros universitários que desejam aprofundar, enriquecer esta realidade social que é o envelhecimento da população brasileira. Objetiva construir uma tecnologia educativa de coeducação entre as gerações para os alunos do Parfor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Afere-se que seja este o grande desafio para as universidades brasileiras; que se afigura como a abertura de novo campo para esta geração acadêmica.