FARIAS, Ícaro Souza et al.. Educação e ética em paulo freire. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/258>. Acesso em: 24/11/2024 23:16
Este artigo pretende refletir sobre a educação, no interior de uma sociedade que se caracteriza pelo silenciamento da crítica que circunscreve os homens no fatalismo histórico e no anonimato político. Tal postura, na prática, priva os indivíduos do comprometimento com o pensamento autêntico e criativo. É nesse contexto que se insere o estudo sobre a educação crítica em Paulo freire como forma de resistência. Tal prática não perdeu a sua atualidade com o passar do tempo e tem como pretensão despertar nos indivíduos o desejo de resistência contra ideologias que os faz subservientes não só materialmente, mas, sobretudo, deixo-os na impessoalidade política e na inautenticidade de pensamento. Nesse sentido, a superação do senso acrítico é o exercício para consolidação de indivíduos capazes de transformar o conhecimento em ação transformadora. É precisamente na crítica que não se conforma com as contradições materiais da realidade que o indivíduo se responsabiliza por si e pelo outros, retirando-se do mutismo político.