Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO E ÉTICA EM PAULO FREIRE

Palavra-chaves: Educação, Crítica, Resistência, Autenticidade Comunicação Oral 31 - FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a educação, no interior de uma sociedade que se caracteriza pelo silenciamento da crítica que circunscreve os homens no fatalismo histórico e no anonimato político. Tal postura, na prática, priva os indivíduos do comprometimento com o pensamento autêntico e criativo. É nesse contexto que se insere o estudo sobre a educação crítica em Paulo freire como forma de resistência. Tal prática não perdeu a sua atualidade com o passar do tempo e tem como pretensão despertar nos indivíduos o desejo de resistência contra ideologias que os faz subservientes não só materialmente, mas, sobretudo, deixo-os na impessoalidade política e na inautenticidade de pensamento. Nesse sentido, a superação do senso acrítico é o exercício para consolidação de indivíduos capazes de transformar o conhecimento em ação transformadora. É precisamente na crítica que não se conforma com as contradições materiais da realidade que o indivíduo se responsabiliza por si e pelo outros, retirando-se do mutismo político.

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