Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O GÊNERO CONTO NA SALA DE AULA: QUANDO LÁZARO INFORMA SOBRE A MORTE

Palavra-chaves: O CONTO NA SALA DE AULA, LEITURA LITERÁRIA EM AULAS DE ENSINO RELIGIOSO, PIBID ENSINO RELIGIOSO, LEONID ANDREIV Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25828
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 383
    "titulo" => "O GÊNERO CONTO NA SALA DE AULA: QUANDO LÁZARO INFORMA SOBRE A MORTE"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma experiência de docência realizado pelo PIBID Ensino Religioso/Ciências da Religião/UERN, cujo objetivo é inserir a leitura literária no cotidiano das ações do Ensino Religioso. Na perspectiva de desenvolver um trabalho que possa associar a compreensão do texto literário com a compreensão do conteúdo de ER utilizamos do gênero contos para dialogar com a compreensão de mundo e dos sistemas simbólicos que os textos narrativos abordam. A turma escolhida para desenvolver as ações de ensino-aprendizagem foi o 9° ano da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante, através da leitura do conto Lázaro, de Leonid Andreiv. Na discussão, apresentamos dados discursivos que revelam a importância da leitura desse conto, na qual dialoga com a cultura e a tradição religiosa da Roma Antiga e da Judeia, com base nas informações sobre o personagem central e sua experiência com a morte e a ressurreição. Concluímos que trabalhar com a história desse personagem na sala de aula favorece a percepção para as expressões culturais do Outro, registradas por épocas diferentes, mas que são reatualizadas pela leitura literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "O CONTO NA SALA DE AULA, LEITURA LITERÁRIA EM AULAS DE ENSINO RELIGIOSO, PIBID ENSINO RELIGIOSO, LEONID ANDREIV"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID383_22072016221915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CARLA OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CARLA "
    "autor_email" => "anacarlapibid@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25828
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 383
    "titulo" => "O GÊNERO CONTO NA SALA DE AULA: QUANDO LÁZARO INFORMA SOBRE A MORTE"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma experiência de docência realizado pelo PIBID Ensino Religioso/Ciências da Religião/UERN, cujo objetivo é inserir a leitura literária no cotidiano das ações do Ensino Religioso. Na perspectiva de desenvolver um trabalho que possa associar a compreensão do texto literário com a compreensão do conteúdo de ER utilizamos do gênero contos para dialogar com a compreensão de mundo e dos sistemas simbólicos que os textos narrativos abordam. A turma escolhida para desenvolver as ações de ensino-aprendizagem foi o 9° ano da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante, através da leitura do conto Lázaro, de Leonid Andreiv. Na discussão, apresentamos dados discursivos que revelam a importância da leitura desse conto, na qual dialoga com a cultura e a tradição religiosa da Roma Antiga e da Judeia, com base nas informações sobre o personagem central e sua experiência com a morte e a ressurreição. Concluímos que trabalhar com a história desse personagem na sala de aula favorece a percepção para as expressões culturais do Outro, registradas por épocas diferentes, mas que são reatualizadas pela leitura literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "O CONTO NA SALA DE AULA, LEITURA LITERÁRIA EM AULAS DE ENSINO RELIGIOSO, PIBID ENSINO RELIGIOSO, LEONID ANDREIV"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID383_22072016221915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CARLA OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CARLA "
    "autor_email" => "anacarlapibid@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho é resultado de uma experiência de docência realizado pelo PIBID Ensino Religioso/Ciências da Religião/UERN, cujo objetivo é inserir a leitura literária no cotidiano das ações do Ensino Religioso. Na perspectiva de desenvolver um trabalho que possa associar a compreensão do texto literário com a compreensão do conteúdo de ER utilizamos do gênero contos para dialogar com a compreensão de mundo e dos sistemas simbólicos que os textos narrativos abordam. A turma escolhida para desenvolver as ações de ensino-aprendizagem foi o 9° ano da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante, através da leitura do conto Lázaro, de Leonid Andreiv. Na discussão, apresentamos dados discursivos que revelam a importância da leitura desse conto, na qual dialoga com a cultura e a tradição religiosa da Roma Antiga e da Judeia, com base nas informações sobre o personagem central e sua experiência com a morte e a ressurreição. Concluímos que trabalhar com a história desse personagem na sala de aula favorece a percepção para as expressões culturais do Outro, registradas por épocas diferentes, mas que são reatualizadas pela leitura literária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.