Este trabalho é resultado de uma experiência de docência realizado pelo PIBID Ensino Religioso/Ciências da Religião/UERN, cujo objetivo é inserir a leitura literária no cotidiano das ações do Ensino Religioso. Na perspectiva de desenvolver um trabalho que possa associar a compreensão do texto literário com a compreensão do conteúdo de ER utilizamos do gênero contos para dialogar com a compreensão de mundo e dos sistemas simbólicos que os textos narrativos abordam. A turma escolhida para desenvolver as ações de ensino-aprendizagem foi o 9° ano da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante, através da leitura do conto Lázaro, de Leonid Andreiv. Na discussão, apresentamos dados discursivos que revelam a importância da leitura desse conto, na qual dialoga com a cultura e a tradição religiosa da Roma Antiga e da Judeia, com base nas informações sobre o personagem central e sua experiência com a morte e a ressurreição. Concluímos que trabalhar com a história desse personagem na sala de aula favorece a percepção para as expressões culturais do Outro, registradas por épocas diferentes, mas que são reatualizadas pela leitura literária.