BRITO, Clislane Ramos De et al.. . Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26151>. Acesso em: 24/11/2024 21:11
No presente trabalho analisaremos o conto “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito, assim como elaboraremos uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Buscamos, assim, estruturar uma sequência didática capaz de comportar as especificidades e as dificuldades relacionadas ao ensino da literatura. Na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade; procuramos pensar em opções e soluções relacionadas ao ensino literário. Em seguida, teremos a certeza de que tais reflexões alcancem os nossos alunos e que os façam ver a beleza singular da literatura, que é tomada deles desde muito cedo. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Bosi (1997), Pinheiro (2011), Gotlib (1985), Cosson (2006), assim como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). No trabalho exposto, será possível investigar alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no Nível Médio, como o mau uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse do professor no planejamento de aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem no seu eu características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, trabalharemos com as possibilidades de leitura e interpretação na tentativa de formarmos leitores críticos, a ponto de formularem pensamentos e opiniões concretas.