A Intercompreensão de Línguas Românicas, (doravante IC), oferece possibilidades na formação plurilíngue, estimulando os aprendizes a se relacionarem melhor com a língua materna, além de proporcionar o conhecimento para novas culturas partindo da compreensão das línguas irmãs (espanhol, francês, galego, catalão, romeno e italiano). Desse modo, o presente artigo pretende tratar a atividade de leitura em literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com um excerto do romance Le avventure di Pinocchio, de Carlo Collodi, através de uma proposta metodológica de um ensino intercultural e plurilíngue. Para tanto, para a abordagem da IC, nos fundamentamos em Andrade et al (2007), em que a diversidade pode ser reconstruída, Alas-Martins (2014), que se refere ao desenvolvimento da competência de recepção (escrita e oral), em Bakhtin (1993), que nos apresenta a importância da alteridade na relação do Eu-Outro, Cadermatori (2012) e Costa (2009; 2007), focalizadas na literatura infantil, além de outros postulados que se dedicam ao estudo e ensino da IC e da literatura infantil. Os dados foram analisados através de uma pesquisa-ação com uma turma concluinte da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental em uma Escola Estadual, localizada na cidade de Campina Grande, fortalecendo a importância da metodologia da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino da Língua Portuguesa.