O objetivo desta pesquisa em andamento é de fazer uma análise da exploração pedagógica da ilustração da capa de paratextos literários encontrados no livro didático Aprender Juntos do 5̊ ano de Adson Vasconcelos. A investigação está focada na ilustração de cada capa buscando compreender, como este elemento desencadeador da atividade leitora na criança está apresentado no livro didático em análise. Em quais sessões ele se encontra? Cada capa é explorada pedagogicamente levando em conta sua ilustração? Quais atividades induzem a inferência, necessária à análise das representações da leitura do aluno? Assim, fundamentamos a análise proposta, em teorias da recepção, mas principalmente, na teoria da emoção em leitura de texto literário, segundo Brouillet (2005) que induz um estado emocional a partir de imagens provocando certo impacto no leitor durante a pré-leitura do texto. As atividades pedagógicas apresentadas no livro didático em questão permitem sondar a representação elaborada pela inferência do leitor na leitura da capa? Compreende-se no final da pesquisa, que o elemento analisado, pouco permite o desenvolvimento da estratégia da antecipação, mesmo que as atividades propostas demandem da criança leitora, implicação em suas respostas às atividades de leitura e escrita iniciadas através das capas de livros da literatura infantil. Enfim, a emoção induzida e desencadeada pela leitura da ilustração, pode exercer papel relevante na atividade leitora, e poderá assumir um maior desenvolvimento na cognição do aprendiz no tocante ao seu processo subjetivo, e consequentemente, na recepção do texto lido.